Residência Criativa

A residência criativa foi a melhor forma que encontrámos para conseguir atingir os nossos objetivos enquanto organização. Pretendemos acima de tudo criar uma plataforma que possibilite a transmissão e documentação às novas gerações de conhecimentos e técnicas artesanais, ligadas às matérias primas naturais mais comuns na região do Algarve, e ainda valorizar e potenciar a produção de produtos, de eco-design, artesanato e artes decorativas, que incluam essas matérias-primas e/ou técnicas artesanais, tornando-os assim mais amigos do ambiente. Desta forma, temos conseguido que jovens, ou menos jovens, criativos, desenvolvam os seus projetos pessoais, com todas as condições logísticas necessárias para o fazer e ao mesmo tempo, aprendam um pouco mais sobre a nossa cultura tradicional.

participantes1.A residência Criativa é destinada a designers, artesãos ou artistas plásticos que pretendam desenvolver projetos nas áreas eco-design, artesanato contemporâneo ou artes decorativas.

tempestade2.Depois de decidires quais as técnicas artesanais que gostarias de aprender e os materiais que pretendes utilizar (ver lista abaixo) pensa num projeto que seja possível de concretizar em 4 dias.

compasso3. Projeta a tua ideia! elabora um desenho (esboço ou renderização) e um descritivo com título, conceito, dimensões, processos de produção e materiais que vais necessitar para desenvolver o protótipo.

envio4. Depois Submete o teu projeto ao Design & Ofícios até ao dia 15 de Abril de 2017. A submissão do projeto é realizada online, aqui no site.

relogio5. Entretanto vamos analisar o teu projeto e fazer a ligação com um dos artesãos convidados, que te aconselhará e ensinará as Técnicas necessárias para desenvolveres o teu protótipo durante a residência.

serrote6.E finalmente mãos à obra, 5 dias dedicados só ao teu projeto, ao Design e aos Ofícios, sem te teres de preocupar com mais nada.

Nós tratamos do resto.


Os materiais e técnicas artesanais

 

Ao longo do tempo temos aumentado a lista de materiais e técnicas artesanais possíveis de utilizar nos projetos da residência criativa.
Clica em cima nas matérias se quiseres saber mais.

1_palma

7_madeira

7_barro

10_rendas

2_esparto

5_cortica

8_ferro

11_bordados

3_cana

6_taboa

9_trapologia


O programa

27 Abril

18h00  – Recepção dos participantes
20h00  – Jantar
21h30  – Tertúlia (comemoração dia mundial do Design)

28 Abril

09h00 – Pequeno Almoço
10h00 – Visitas
12h30 – Almoço
15h00 – Terracota
17h00 – Museu do Trajo
19h30 – Jantar (Arraial)

29 Abril

08h30 – Pequeno Almoço
09h30 – Trabalho Oficina
10h30 – Workshop azulejo
12h30 - Almoço
14h00 - Workshop – cana –Sr. Domingos
15h00 – Trabalho oficina
16h30 – Passeio reconhecimento das plantas
19h30 – Jantar

30 Abril

08h30 – Pequeno Almoço
09h30 – Trabalho oficina
10h30 - Workshop empreita
12h30 – Almoço
14h30 – Workshop MODO
14h30 ás 17h00 – Oficinas
19h00 - Jantar
21h30 - Tertúlia MODO

1 Maio

08h30 – Pequeno Almoço
09h30 – Conclusão trabalho oficina
12h30 – Pic-nic


As Instalações

1_oficina

Oficina

Os trabalhos irão decorrer na Oficina Municipal de São Brás de Alportel, antigo lagar de azeite. Aqui estão disponíveis para além das ferramentas que necessitas algumas máquinas de corte [disco e fita] para madeira ou cortiça.

2_residencia

Residência

A Residência onde os participantes ficarão é um espaço muito simpático, no centro de apoio à comunidade deste município. Os quartos são duplos ou triplos e possuí uma cozinha comum e pátio exterior onde fazemos os churrascos.

3_piscinas

Piscinas

Para depois de um dia trabalho, ou mesmo antes, nada melhor que um mergulho nas piscinas municipais descobertas de São Brás de Alportel. As cobertas estarão também disponíveis aos participantes residentes.

4_tenis

Campos de Ténis

Para os que gostarem, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, disponibilizou também o acesso aos campos de ténis municipais.



 

Organização

Associação de Designers do Sul e Município de São Brás de Alportel

Apoio Institucional

Apoio